Quem acompanha nossas redes sociais sabe que passamos nossas férias na Europa. Foram 32 dias passeando por lugares incríveis no Velho Continente. Chegamos na Europa por Madri e permanecemos na cidade por 4 dias. Essa era nossa terceira vez juntos na cidade. Somos apaixonados pela capital espanhola. Para começar, Madri tem um idioma que facilita nossa vida. Além disso, Madri tem uma alma latina, é alegre e boêmia. Tem uma arquitetura riquíssima e bares maravilhosos. O povo come e bebe bem e aprecia a vida ao ar livre. Por esses e outros tantos motivos, sempre que a gente pode, dá um pulinho em Madri. Aqui nesse post vamos contar um pouquinho do que fizemos com a Sofia durante nossos dias por lá.
* Como chegar do aeroporto de Barajas até o Centro
Existem várias opções de transporte público para ir do Aeroporto até a região central da cidade. Metrô e ônibus são as melhores. Como estávamos com muita bagagem e mais a Sofia para cuidar, optamos por fazer esse trajeto de táxi. O trajeto tem preço fixo de 30 euros, independentemente do número de bagagens que você estiver levando. O Uber também funciona por lá.
* Onde se hospedar
Escolhemos um hotel bem central, uma vez que adoramos caminhar pela parte histórica da cidade. O Hostal Esmeralda está a menos de três minutos de caminhada da Puerta del Sol. Contamos toda nossa experiência sobre esse hotel nesse link aqui.
* Puerta del Sol
É o local ideal para começar um passeio por Madri. Na verdade, esse local marca o quilômetro zero de Madri. Dá até para tirar uma foto com os pés no local onde começam a contar os quilômetros de todas as distâncias espanholas. A Puerta del Sol vive em constante agitação e é movimentada dia e noite. É aqui que está a famosa estátua do Urso, símbolo da cidade e um dos seus cartões postais. A estátua representa o urso comendo os frutos de um madronheiro, árvore nativa da região. Outro atrativo dessa Praça é o prédio da Prefeitura Municipal, antiga sede dos correios. A torre do relógio chama atenção de todos que por ali chegam. Em uma das esquinas da Praça está a La Mallorquina, uma confeitaria tipicamente espanhola. Em alguns dias é difícil até entrar ali de tanta gente que tem. O esforço vale a pena. Os doces são deliciosos. Destaques para as napolitanas de creme (veja nosso relato aqui).
* Plaza Mayor
Principal praça da cidade, tem o formato retangular fechado. Passando por um de seus pórticos em formato de arco, você irá se deparar com uma linda arquitetura que remonta ao século 17. A praça sofreu com três grandes incêndios e foi completamente reconstruída. Hoje, seus prédios têm somente três andares. Na praça você vai encontrar muitos restaurantes e cafés. Devido a localização, os preços são mais altos do que nos demais lugares. Por isso, a gente sempre aproveita a Praça e depois vai comer em algum outro lugar. Aqui é o lugar ideal para deixar as crianças soltas brincando, uma vez que não existe nenhuma circulação de veículos e existem bem menos pessoas do que na Puerta del Sol.
* Mercado de San Miguel
Bem ao lado da Plaza Mayor, o Mercado de San Miguel é parada obrigatória para quem gosta de boa gastronomia. Ali, vende-se de tudo um pouco. Frutas, queijos, jamóns, azeitonas, frutos do mar e muito vinho. A sua arquitetura toda em ferro e suas enormes janelas de vidro chamam a atenção de quem passa por lá. Impossível não entrar e se deliciar em algum bar de tapas.
* Museu del Jamón
Já que falamos em tapas, tá aqui um dos nossos bares favoritos em Madri. Com várias unidades espalhadas pela cidade, o Museu del Jamon oferece comida boa e barata. A cerveja sempre bem gelada custa 1 euro e vem acompanhada de uma tapa. As tapas de queijo e jamón são bem fartas. Para quem curte sentar e comer algo mais incrementado, em algumas unidades existem restaurantes. Comemos uma paella deliciosa. Super bem servida, dava tranquilamente para três pessoas. Duas porções de tapas, uma sangria e a paella custaram 28 euros. Mas pensa numa refeição maravilhosa!
* Chocolatería San Ginés
Já que estamos falando em comer bem, não podemos deixar de escrever sobre a San Gines, onde desde 1894 são servidos churros deliciosos acompanhados de chocolate quente. Outra tradição em Madri. Os churros estão espalhados por toda a cidade, mas nenhum é tão gostoso e tradicional como esse aqui. O lugar funciona 24 horas por dia e vive lotado. Nossa dica é esperar uma mesa no subsolo, local onde os artistas e intelectuais se reuniam para conversar e comer churros no final do século 19.
* Palácio Real
Caminhando por cerca de 15 minutos da região da Plaza Mayor, você encontrará o Palácio Real de Madri, um dos mais lindos da Europa. De segunda a quinta, cidadãos da União Europeia e de países de origem latina têm entrada gratuita ao Palácio. Aproveitamos para conhecer parte do Palácio, especialmente a área externa. Utilizado pela família real apenas em ocasiões especiais, o Palácio Real é o maior da Europa. Ficamos com vontade de conhecer o seu interior, mas como a Sofia estava bem agitada e com muita vontade de brincar, aproveitamos a grande área externa. Fica para a próxima!
* Catedral de Almudena
Ao lado do Palácio Real, está a Catedral de La Almudena. Com fachada neogótica, é o interior da catedral que chama a atenção. Para entrar na Catedral é solicitado a contribuição espontânea de 1 euro. Preste atenção nos detalhes do teto e para o órgão gigantesco que ela possui.
* Museu do Prado e Reina Sofia
Madri respira arte e cultura. Prova disso são os famosos e riquíssimos museus que a cidade possui. Os dois mais conhecidos são o Museu do Prado e o Reina Sofia. Como a Sofia está naquela fase em que a concentração é curta e que demanda de muita atividade, optamos por não entrar em museus dessa vez. Escolhemos roteiros repletos de parque e áreas abertas. Todavia, em nossa passagem por Madri em 2015, visitamos o Reina Sofia, vale muito a pena. Nele você vai encontrar algumas das principais obras de Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró. O destaque fica por conta do quadro Guernica, de Picasso, que retrata um pouco das atrocidades cometidas durante a ditadura de Franco na cidade de Guernica.
* Parque El Retiro
O Parque del Retiro é um dos locais mais famosos de Madri. É também um dos nossos locais preferidos na cidade. Com uma localização privilegiada, o parque tem uma bela flora e um conjunto de obras de artes fantásticas. É uma atração imperdível na cidade especialmente para quem viaja com crianças. Sofia adorou olhar os patos do Lago Grande, correr pelas alamedas de areia e por fim, cansar-se no parquinho. Outra parada obrigatória para quem gosta dessas áreas verdes dentro de espaços urbanos.
* 100 Montaditos
Na hora que bater a fome, uma boa pedida em Madri (na Espanha toda, na verdade) é correr para uma das unidades do 100 Montaditos. Com petiscos e sanduíches bem gostosos, o bar é famoso pelo atendimento rápido e pelo bom preço. Nos domingos e quartas, ocorrem muitas promoções e vários itens do cardápio custam 1 euro. Não deixe de experimentar o tinto verano, uma bebida bem típica da Espanha. O tinto verano do 100 Montaditos é o nosso preferido. Já escrevemos sobre esse bar aqui.
*El Rastro
Se você estará na capital espanhola em um domingo, anote esse nome: El Rastro. É, talvez, o programa mais típico dos madrilenhos em um domingo. Com mais de 400 anos de tradição, a feirinha do Rastro é considerada um dos maiores mercados ao ar livre da Europa. Então prepare-se para uma boa caminhada e, obviamente, para muita gente em sua frente. Com paciência, você encontra um pouco de tudo: antiguidades, roupas, acessórios, enfim, o que você procurar encontrará por lá. Já contamos nossa experiência no El Rastro nesse post aqui.
* Gran Vía
Já que estamos falando em passeios e compras, não dá para deixar de falar da Gran Vía, uma das principais ruas de compras em Madri. Com lojas de grife e muitas lojas com preços acessíveis, é o lugar perfeito para aproveitar as promoções que ocorrem na cidade no início do mês de janeiro e no final do mês de julho. Algumas das lojas mais procuradas pelos turistas estão ali: Zara, Nike, Mango e Primark (com seus 5 andares!!!).
* Praças e parquinhos infantis
Nos chamou muita atenção nessa viagem, a quantidade de pracinhas para as crianças brincarem em Madri. Sofia se divertiu muito e, entre um passeio e outro, parava em alguns deles para correr e andar de escorregador, seu brinquedo favorito.
Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!