A Embaixada do Brasil em Roma, considerada uma das mais bonitas embaixadas do país no exterior, está sediada no Palácio Pamphilj, na bela Piazza Navona.
O Palácio é a antiga residência da rica família Pamphilj, a qual pertencia o Papa Inocêncio 10º. Sua arquitetura e obras de artes são incríveis. Dentre os artistas que trabalharam por ali, destacam-se o arquiteto barroco Borromini e o pintor Pietro da Cortona, importantes nomes da arte no século XVII.
A partir de 1920, o Brasil alugou algumas dependências do Palácio para sediar sua Embaixada. Em 1960, o Palácio foi colocado a venda e nosso país adquiriu a totalidade do edifício. Hoje, o valor do Palácio é incalculável, já que é uma das mais importantes obras arquitetônicas da cidade.
A visita guiada à Embaixada Brasileira ocorre em italiano (terças) e português (quintas), sempre às 15:30, mediante disponibilidade (20 vagas por visita). É gratuita e deve ser agendada no site www.roma.itamaraty.gov.br
O tour visita algumas dependências do Palácio, sendo o ponto alto a Galeria Cortona, um salão belíssimo com muitos afrescos no teto. Sem contar na encantadora vista da Piazza Navona, a praça mais querida de Roma.
Fotos: Ao lado, um dos quartos da Embaixada. Abaixo, a Galeria Cortona.
Foto: Frente da Embaixada do Brasil.
Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!