O Memória Viajante esteve em Gramado esse final de semana. O frio, uma das atrações da cidade, ainda não chegou por lá, mas Gramado sempre tem uma opção imperdível para oferecer aos turistas. Está acontecendo a 26º Festa da Colônia, uma festa com o objetivo de celebrar as tradições dos povos italianos, alemães e portugueses, através de muita alegria, descontração e boa gastronomia.
Entre os dias 14 de abril e 01 de maio, a cidade revive a história desses povos e, participando da festa, é possível conhecer um pouco mais dessa rica cultura.
Foto: Fornos de barro e as tradicionais cucas.
A Festa acontece na Expogramado, de quinta à domingo. Há estacionamento gratuito. No local, é possível acompanhar as pequenas famílias fazendo suas cucas e pães nos fornos de barro. A cuca feita na hora sai por R$5,00. Além disso, há a opção do Café della Nona, com especialidades serranas e um espaço chamado Bier Platz, onde é servido chopp e petiscos típicos (foto ao lado), como o bolinho de batata e de aipim com linguiça. Por R$27,00, o turista pode se deliciar com um almoço ou janta tipicamente italiano ou alemão. Após fazer a escolha, basta comprar o ticket e ir até o Fogão da Nonna (italiano) ou Fogão da Omma (alemão). Nós não almoçamos ali, mas a cara da comida era tudo de bom.
Foto: Restaurante da Nonna.
Além disso, há um espaço para comercialização de produtos típicos, como gastronomia e artesanato. Todos os expositores são gramadenses e, a maioria, agricultores da região. A programação oferece shows de bandas locais e o espetáculo Origens, que conta a saga dos imigrantes da região.
Foto: Espaço de shows.
Confira a programação completa no site oficial do evento. A cidade está uma graça, cheia de espantalhos que convidam o turista para a festa.
Você está programando uma ida para a Serra nos próximos dias? Aproveita essa nossa dica e delicie-se!
Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!