A Cordilheira Branca é uma região pouco conhecida do Peru, mas com uma beleza incrível. Huaraz está localizada ao norte de Lima, cerca de 400 km e aproximadamente 8 horas de viagem. O principal meio de se chegar até a região é de ônibus, que conta com vários horários diários.
Huaraz é a cidade base para se conhecer a região. É uma cidade pequena e simples, sem muitos atrativos e belezas, contudo, é uma ótima base para os passeios. Nessa região, a Cordilheira dos Andes se divide em Cordilheira Branca e Cordilheira Negra e, a cidade de Huaraz fica no meio delas, num vale conhecido como Callejon de Huaylas. São necessários dois dias para realizar os passeios mais interessantes.
Os dois passeios mais interessantes podem ser feitos com alguma agência local: Lagunas Llanganuco, onde se conhece uma laguna belíssima chamada Chinancocha e o outro é o Glaciar Pastoruri, com mais de 5000 metros de altitude. Durante os passeios, há paradas em alguns vilarejos pequenos do interior do Peru, onde ainda é possível ver cholas (mulheres indígenas que usam seus trajes típicos) passeando pelas ruas.
Para os mais aventureiros há várias trilhas e passeios de vários dias, onde se pode chegar a lugares mais elevados da Cordilheira. O pico mais alto é o de Huascarán com 6768 metros de altitude.
Huaraz não tem muitas opções de hospedagem e a maioria delas são simples. Indicamos o Hotel El Tumi, bom e barato. O hotel conta com um Restaurante com ótima comida, sendo possível provar a gastronomia peruana e se deliciar com o drink típico, o pisco sour.
E para finalizar é bom tomar cuidado com a altitude. A cidade de Huaraz está a 3050 metros de altura, mas os passeios, como o Glaciar Pastoruri, ultrapassam os 5000 metros de altitude. Logo, é necessário uma aclimatação ao lugar, tomar muito líquido e comer refeições leves.