Nesta semana o Memória Viajante abre espaço para o nosso amigo e seguidor Vinícius Pedrollo. Ele está estudando na Europa e viajando por vários países europeus. Hoje ele contribuirá com a primeira parte do seu relato sobre a ISLÂNDIA. País pouco conhecido por nós brasileiros, mas com belíssimas paisagens naturais de encher os olhos. Acompanhe logo abaixo as fantásticas imagens e os relatos do nosso amigo viajante!
“A Islândia é um país nórdico situado no Atlântico Norte no encontro de duas placas tectônicas. Apesar de ser conhecida por ser um bom destino para ver a Aurora Boreal, a quantidade de lugares incríveis com paisagens bonitas acaba por deixar a Aurora até em segundo plano. No interior, há cachoeiras, montanhas, geleiras, vulcões, gêiseres, cânions, praias de areia negra e fontes termais. Sem falar nas opções de passeios que se pode fazer como entrar em cavernas de gelo, caminhar sobre geleiras, mergulhar em uma fenda formada entre as duas placas tectônicas, ver um lago com icebergs de uma geleira, andar de trenó, de snowmobile, de ski/snowboard, fazer vários tipos de trilhas (inclusive nas geleiras), ver baleias, ver o sol da meia noite, entre outros.
A capital Reykjavik é bem pequena quando comparada a outras capitais e não há muitas atrações na cidade. Um dia já é suficiente para conhecer o centro e ir em algum bar ou festa.
Para aproveitar o país ao máximo, o melhor é alugar um bom carro (4×4) e conhecer o interior por pelo menos 3 dias. A principal dica é conhecer bem a costa leste, que é onde ficam as principais atrações.
Observação sobre a Aurora Boreal: várias empresas oferecem o “Tour da Aurora”, que custa em torno de 50 euros por pessoa. Não passa de um ônibus que te leva para um local afastado da cidade e com poucas nuvens. Consegui ver a aurora em três das sete noites que passei, sem precisar pagar por nenhum tour, apenas entendendo as condições necessárias para o fenômeno. Tendo um carro, um pouco de sorte e insistência, ela aparece. A melhor época para se ver é, teoricamente, de fevereiro a março. Porém, a “temporada da aurora” dura de setembro a abril (período em que os dias não são tão longos).”
Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!