Talvez poucos destinos combinem tanto com o inverno como a Serra Gaúcha. Natureza exuberante, comida farta e de qualidade e destinos com muitas opções de turismo. Impossível não aproveitar ao máximo a estação.
A dica de hoje do Memória Viajante é o Passeio de Maria Fumaça entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Esse passeio dura em média duas horas e pode ser feito no turno da manhã ou tarde. São quatro saídas diárias. O embarque pode ser feito em ambas as Estações (Bento ou Carlos Barbosa). O valor do passeio está na base de R$90,00. Nós iniciamos o trajeto pela Estação de Bento Gonçalves.
Já na chegada da Estação, o turista é recepcionado com música ao vivo e degustação de suco de uva da Vinícola Miolo. Ao soar os sinos do trem a vapor, os turistas embarcam para um trajeto de 23km.
Foto: Turistas aguardando o embarque na Estação Bento Gonçalves.
Durante o percurso, há encenações e danças típicas italianas e gaúchas. A diversão é garantida. No meio do caminho, o trem para na Estação de Garibaldi, onde ocorre a degustação de espumantes da Vinícola Garibaldi.
Foto: Apresentações e danças típicas durante o percurso.
Além de divertimento, o passeio pelo trem a vapor (datado da década de 50) mostra paisagens lindas dessa região da uva e do vinho. Ao longo do caminho, a zona rural e a zona urbana se misturam. Em alguns pontos há matas nativas preservadas. Ao chegar em Carlos Barbosa, há um ônibus da empresa turística que te leva novamente até Bento Gonçalves.
O ingresso ainda dá direito a entrada do Parque Epopeia Italiana. A visita guiada dura, em média, 30 minutos e é uma mistura de museu com teatro. Em um parque totalmente temático e fechado, artistas representam e contam sobre a chegada dos colonizadores italianos na região (foto ao lado).
Quem organiza e vende o passeio é a Giordani Turismo. É fundamental fazer a reserva antes, pois é um passeio bem concorrido na alta estação. O e-mail de contato das reservas é mfumaca@giordaniturismo.com.br.
Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!