10 Dicas Para Viajar de Motorhome Na Europa

           Nos últimos sete anos, nosso blog foi acessado milhares de vezes por pessoas que buscam maiores informações sobre viagens de motorhome no continente europeu. Na verdade, esse foi o grande incentivo para abrirmos nossa Agência de Viagens. Hoje, prestamos assessoria para pessoas que buscam essa experiência de viajar a bordo de um motorhome na Europa.

            E foi pensando nas dezenas de assessorias que já realizamos, que escrevemos esse post com algumas dicas básicas para quem está planejando a sua primeira viagem de motorhome. E acredite: muito provavelmente, se você aceitar essa experiência, será a primeira de muitas viagens com a sua “casa a bordo”. É uma experiência apaixonante do início ao fim.

Foto: Sofia já está se encaminhando para sua oitava aventura de motorhome.

            Antes de iniciarmos com as dicas, vale lembrar que nesse outro post escrevemos sobre as principais dúvidas que costumam surgir durante o planejamento de uma viagem de motorhome.

            E caso você precise de um auxílio na escolha e aluguel do veículo ou na produção do seu roteiro, nos contate através do nosso WhatsApp que teremos o maior prazer em auxiliá-lo em todas as etapas da sua viagem.

                    Vamos às dicas valiosas:

 

1) Não programe muitos km para o primeiro dia de viagem.

 

            O primeiro dia de uma viagem de motorhome não rende muito. Primeiro, porque normalmente você só pode retirar o veículo na locadora no período da tarde. Na locadora, você “perde” tempo com o contrato, com as explicações e a vistoria. Mas acredite: não vale a pena ter pressa nessa hora. Sabe aquele ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Pois aqui ele se encaixa perfeitamente. As explicações são fundamentais para que você aprenda as noções básicas do veículo (e mesmo assim vai dar aquele frio na barriga quando sair dirigindo).

            Depois da locadora, você provavelmente vai ao supermercado (e vai perder um tempão andando de corredor em corredor) e depois de tudo isso ainda vai ter que organizar as compras, desarrumar as malas e ocupar os armários. Ou seja, bastante coisa para um primeiro dia, não é?

           Diante disso, sempre indicamos aos nossos clientes escolher para o primeiro pernoite uma cidade localizada, no máximo, a 150 km da retirada.

Foto: Do carrinho do supermercado, as compras já vão para as prateleiras do motorhome.

 

2) Sempre que possível, configure o seu GPS para evitar autoestradas.

 

            Uma das coisas mais bacanas de uma viagem de motorhome é o percurso. São tantas estradas cênicas, que é difícil não ficar parando para fotografar. Para passar por essas estradas, é necessário configurar o seu aplicativo (Maps ou Waze) com a opção de “evitar rodovias”. Vale muito a pena. A distância muitas vezes é a mesma. Obviamente, o tempo de viagem aumenta pelo limite de velocidade. Todavia, a sensação é de que você realmente está conhecendo e explorando aquela região. Obviamente, se tiver que rodar muitos km em um dia, vale a pena considerar utilizar as autoestradas que permitem uma velocidade maior.

Fotos: Os cenários das estradas secundárias.

 

3) Use aplicativos específicos do nicho de viagem de motorhome.

 

            Tão importante quanto o planejamento de uma viagem de motorhome, é saber onde buscar opções em caso de mudança de rota. Afinal de contas, uma das principais vantagens desse tipo de viagem é a possibilidade de ter um roteiro flexível.

          Por isso, é importante estar conectado à internet e utilizando os aplicativos específicos na busca de locais de parada e pernoite. Ninguém quer uma multa por estacionar em lugar proibido, não é mesmo?

          Sobre a internet, nós indicamos e utilizamos o chip internacional da America Chip. Nesse link, você consegue realizar uma cotação de valores. Com o nosso cupom MEMORIAVIAJANTE, você tem 10% de desconto. Muitas vezes, eles lançam cupons promocionais melhores. Se precisar, contate conosco que buscamos os melhores cupons para você.

            Sobre o aplicativo, existem algumas possibilidades. O nosso favorito para a Europa é o Park4Night. A versão paga tem um preço nem acessível e oferece recursos adicionais que valem a pena.

 

Fotos: Pelo Park4Night, encontramos áreas gratuitas e espaços com serviços.

4) Sempre antes de sair do estacionamento, verifique se os armários estão trancados.

 

          Essa cena é clássica na rotina dos caravanistas: você começa a dirigir o motorhome e escuta um barulho. Algo despenca. Você não travou algum armário. Hahaha. Quem nunca?

         Diante disso, sempre antes de sair com o veículo verifique se os armários estão travados, bem como se a geladeira e as portas estão fechadas. Outra coisa que volta e meia esquecemos é de recolher a escadinha que dá acesso a parte da casa ao veículo. Por isso, é legal fazer todos os esses checks antes de sair para o próximo destino.

Fotos: Todos os armários têm travas de proteção.

5) Tenha noção dos países que fazem fronteira com o seu principal destino.

 

            Para quem busca economia, essa dica é valiosa. Dentro da mesma locadora, o mesmo modelo de veículos tem valores de diárias diferentes dependendo do país. Como alguns países europeus são bem pequenos, vale a pena checar diferentes possibilidades de retirada do motorhome. Por exemplo: a Alemanha costuma ser mais barata que a França no quesito locação de motorhome. Por isso, nas duas vezes que fomos para a França, retiramos o veículo na Alemanha e atravessamos a fronteira. O mesmo vale para as compras de supermercado e combustível. Pesquise sobre os preços e sempre faça as compras no país mais barato. No final, isso dá uma bela economia (ainda mais tratando-se de euros).

Foto: Quando visitamos a Suíça, também locamos o motorhome na Alemanha.

 

6) Estabeleça um roteiro com as distâncias diárias.

 

            Muita gente ainda acredita que por estar a bordo de um motorhome, pode sair dirigindo sem destino. Até dá. Mas não achamos legal, porque muitas vezes não é produtivo, especialmente se você tem um tempo relativamente curto.

            É fundamental iniciara viagem com um roteiro estabelecido. Nesse roteiro, indique as distâncias e números de dias em cada cidade. Assim você tem uma noção do todo e acaba ficando mais fácil estruturar os dias da viagem.

Foto: Sabendo a quantidade de km rodados no dia, você consegue planejar suas paradas com mais tranquilidade.

7) Tenha um planejamento financeiro.

 

            Essa é outra questão bem importante para quem busca ter uma viagem sem grandes surpresas. Se não temos um “controle” dos nossos gastos, podemos acabar nos perdendo e gastando bem mais do que acreditávamos.

            Uma boa dica é estabelecer uma meta de gastos diários. Imagine, por exemplo, que você destinou uma verba X que corresponda a 200 euros por dia. Anote os seus gastos. E dentro desses gastos, lembre-se de incluir a locação do veículo, o combustível, pedágios, estacionamentos, campings, alimentação e outros gastos gerais. Supondo que em um dia você gasto 250 euros, no outro dia você tenta economizar. Assim, você equilibra a balança de gastos e sua viagem não acaba em uma caixinha de surpresas.

Fotos: Fazer as refeições no motorhome te ajuda a economizar bastante.

8) Não alugue roupas de cama e banho.

 

            Definitivamente, em nossa opinião, não vale a pena alugar o combo que as locadoras costumam oferecer. Pelo preço quem eles cobram (vale a pena realizar o orçamento), você consegue comprar esses itens no supermercado e ainda sobra dinheiro. Outra possibilidade (que já fizemos muito por aqui) é levar na mala lençóis e toalhas mais antigas e deixar pelo caminho após a viagem.

Foto: Alguém sempre espia enquanto estamos fazendo a limpeza do veículo.

9) Faça um checklist dos documentos necessários e itens essenciais para uma viagem desse tipo.

 

            Essa dica, na verdade, vale para qualquer tipo de viagem. Contudo, em uma viagem de motorhome, os documentos precisam estar bem organizados. Tenha a certeza de que você está portando o contrato de locação, a carteira de motorista, a PID (permissão internacional para dirigir), os contatos de suporte, o seguro viagem, etc.

         Nós temos como rotina organizar todos os documentos em uma pasta do Drive. Assim, ela fica acessível sempre que precisarmos.

Fotos: Um dia se sol e muito frio em Girona, na Espanha.

 

10) Busque conteúdos relacionados ao tema e troque ideia com pessoas experientes.

 

          Talvez essa seja a nossa dica mais importante. Não caia de paraquedas em uma viagem de motorhome. E, muito provavelmente, se você chegou até aqui é porque está em busca de informações sobre essa modalidade.

          Atualmente, são muitos perfis e blogs que dão dicas maravilhosas de viagens e trazem algumas sugestões de roteiro.

            Você já sabe, mas não custa lembrar. A nossa experiência nos faz hoje trabalhar com assessoria nesse tipo de viagem na Europa. Atuamos desde o auxílio na escolha do melhor modelo do veículo até a produção de um roteiro personalizado para o seu grupo de viagem. Nesse roteiro, damos dicas gerais sobre viajar de motorhome, explicamos sobre os aplicativos, inserimos estacionamentos e locais de pernoite e indicamos os locais de troca de água. Antes e durante a sua viagem estamos sempre conectados dando todo o suporte para que sua viagem seja maravilhosa. Para conversar conosco sobre nossa assessoria personalizada, basta dar um oi no WhatsApp. Será muito bacana compartilhar dessa nossa paixão com você.

 

Foto: Vamos adorar poder contribuir na realização da sua viagem de motorhome.

            Aqui no blog você encontra muito conteúdo sobre viagem de motorhome. Nessa categoria, temos roteiros e dicas gerais sobre a temática de motorhome.

            Em nossas redes sociais você também encontra dicas, sugestões de roteiros e os destaques salvos das nossas últimas viagens. Basta clicar nesse link para conhecer o nosso Instagram ou Facebook.

Foto: Uma das horas mais legais da viagem. A hora de curtir o motorhome.

 

            E se esse post te ajudou, que tal compartilhar com alguém que também se interesse por esse estilo de viagem?

(Visited 104 times, 2 visits today)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Threads

Confira mais conteúdos como esse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Oi, posso te ajudar?
Oi viajante! Que bom ter você aqui! Inicie a conversa para podermos te auxiliar melhor. Nosso atendimento é exclusivo e personalizado.