Quem acompanha o Memória Viajante pelo facebook sabe que, desde outubro, ele conta com uma nova integrante, a Sofia. Ela chegou para encher nossas vidas de alegrias e nos dar ainda mais vontade de desbravar destinos incríveis ao lado dela. Contudo, como marinheiros de primeira viagem, é normal ficar inseguro em viajar com um bebê tão indefeso. Passam muitas coisas pela cabeça, mas como o Chris sempre fala, bebês dão trabalho em qualquer lugar, então preferimos passar trabalho viajando do que em casa. Encaramos nossa primeira viagem com a pequena Sofia com apenas dois meses após o seu nascimento. Nesse post vamos contar um pouquinho do nosso planejamento e da nossa primeira viagem com a Sofia.
Para começar, optamos em fazer nossa primeira viagem com ela para um lugar próximo da nossa casa e que já conhecíamos bem. Nesse primeiro momento, acreditamos ser importante conhecer bem o roteiro para evitar qualquer problema. É uma adaptação para ela, mas para a gente também. O destino escolhido foi Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Conhecer bem o lugar fez com que pudéssemos fazer todos os passeios sem pressa alguma, no ritmo da Sofia. Voltamos em muitos lugares que já havíamos conhecido em outros momentos. Evitamos grandes caminhadas (quem nos conhece sabe que amamos caminhar) e fizemos muitos passeios de carro. Acabamos indo visitar algumas cidades próximas como Garibaldi e Carlos Barbosa.
Outro motivo que nos fez optar pela serra foi a temperatura. Na Serra as temperaturas são mais amenas e a Sofia não iria sofrer tanto com o calorão que vem fazendo aqui no Rio Grande do Sul. Demos sorte e pegamos dias bem fresquinhos, ideal para passear com um bebê. Também pensamos na Serra pois nesse período não haveria muita aglomeração de pessoas, já que a Sofia ainda não tinha tomado muitas vacinas.
Com relação à hospedagem escolhemos um lugar mais urbano, no centro de Bento Gonçalves para evitar o excesso de mosquitos. A gente adora lugares mais para o interior, mas temos que lembrar que a pele dos bebês é muito sensível e eles ainda não podem usar repelente. Também buscamos um hotel com um quarto amplo e que oferecesse berço. Solicitamos o bercinho no ato da reserva. Para o banho do bebê levamos uma piscina dessas bem pequeninhas, mas acabamos nem usando. Demos banho embaixo do chuveiro mesmo (com todo cuidado, é claro). Uma coisa que não pensamos, mas já anotamos para nossa próxima viagem, é verificar se o hotel tem elevador. O nosso não tinha e se você precisa ficar subindo e descendo com o carrinho, o elevador faz muita falta. Como sabíamos que passaríamos mais tempo no quarto do que costumávamos passar antes da Sofia chegar, optamos por escolher um quarto com vista para curtir o quarto também.
Nessa fase do bebê, com apenas dois meses, a alimentação é bem tranquila. Sofia mama no peito grande parte do dia, mas em alguns momentos precisa do complemento com a mamadeira. Para aquecer a mamadeira num primeiro momento usamos o microondas do hotel, mas já no segundo dia resolvemos comprar um rabo quente que atendeu muito bem nossas expectativas e pudemos ficar mais independentes e aquecer tudo que precisamos no quarto mesmo. É bom sempre verificar a voltagem da cidade para onde está se indo antes, para evitar problemas com equipamentos que o bebê possa vir a precisar (levamos um aquecedor para panela e não pudemos usar devido à voltagem diferente).
Por fim, todo mundo sabe que bebê chora e muitas vezes incomoda. Isso pode chatear alguns hóspedes. Como ainda não aprendemos a lidar muito com isso, optamos por ir para as refeições bem cedinho ou então bem perto do horário de encerramento. Sofia se comportou muito bem e não tivemos maiores problemas com isso.
Sofia, papai e mamãe passaram no primeiro teste. Aproveitamos muito bem a viagem e curtimos Bento de um jeito diferente. Já estamos ansiosos pelo próximo destino da Sofia. Iremos ousar um pouco mais e dentro de alguns dias ela irá pegar seu primeiro voo. Contaremos tudo aqui no blog. Não perca!
Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!