Foto: A exuberância do Alentejo.
Durante nossas férias de janeiro tivemos uma experiência incrível viajando de motorhome por algumas regiões de Portugal. Já contamos sobre essa experiência nesse post. Uma das regiões que mais nos encantou foi a região do Alentejo. Na verdade, ficamos apenas três na região e saímos de lá com um gostinho de quero mais. Eram tantas cidades graciosas que foi difícil escolher qual visitar. O bom é que é tudo pertinho e o caminho por si só já vale a viagem. Conhecemos Évora, Monsaraz, Vila Viçosa e Estremoz. Quatro cidades encantadoras, das quais falaremos nos próximos posts. Hoje contaremos um pouquinho mais da nossa experiência por essa genuína região lusa.
Foto: A vila de Monsaraz.
O Alentejo cobre um terço de Portugal e Évora (foto ao lado) é considerada sua capital. No entorno de Évora é possível visitar vilas minúsculas, com casinhas brancas ou em tons de pastel. Se estiver de carro, opte pelas estradas secundárias. Lá pelas tantas certamente você irá se deparar com castelos dos séculos 12 e 13, igrejinhas repletas de azulejos e muita natureza. Planícies com vegetação reluzente. Rebanhos de ovelhas, gado e outros animais. Oliveiras, muitas oliveiras. O sombreiro, árvore que se extrai a cortiça, também é abundante por aqui. Uma paisagem arrebatadora.
Além disso, pelo caminho você irá se deparar com muitas videiras. O Alentejo é grande produtor de vinho (metade do vinho produzido no país vem dessa região). Por isso, conhecer alguma pequena vinícola familiar não pode ficar de fora do seu roteiro. Nós fomos conhecer a Vinícola Ervideira, no vilarejo de Monsaraz. Eles tinham um vinho incrível que era envelhecido em barris dentro da água. Se o vinho é bom, a comida também não deixa a desejar. Aqui pulsa a alma gastronômica do país. O pão, queijo e a carne de porco não faltam na mesa desse povo.
Foto: Estacionamos nosso motorhome e fomos passear.
Foto: As videiras estão por toda a parte.
Foto: Vista do alto de Monsaraz.
O que mais nos chamou a atenção na região foi a simplicidade e a tranquilidade das pessoas e dos lugares. A vida parece passar devagar. Nas pequenas vilas, senhorinhas conversam embaixo nas árvores, em frente as suas casas e parecem não estar nem aí para os turistas que ali chegam. Todavia, se você fizer alguma pergunta, lhe respondem com um sorriso no rosto. O povo lusitano é muito hospitaleiro.
Como nós estávamos de motorhome, não pernoitamos em nenhuma pousada. Mas lemos que as hospedagens rurais são um atrativo a parte da região. Saímos de lá com a certeza de que voltaremos para um mergulho ainda maior nessa região que traz a essência portuguesa.
Foto: Cidadezinhas desertas.
Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!
4 comentários em “CONHECENDO O A REGIÃO DO ALENTEJO- PORTUGAL”
Olá. Eu e minha esposa estamos planejando alguns dias em Portugal e gostaria de dicas sobre pernoites em motorhome na região do Alentejo e Douro, principalmente quanto as vistas em Vinícolas. Tem alguma vinícola que permite motorhome? Qualquer dica ou informação serão bem vindas. Obrigado.
Oi Gilnei. Infelizmente não temos essa informação. Um abraço
Olá .
Qual foi a experiencia de vocês para estacionar o motorhome nas cidades maiores, como Lisboa ou Porto ? Fizemos a Califórnia de MotorHome, mas gastamos muito em Uber, pois os campings eram afastados e no centro não era permitido estacionar . Obrigada
Oi Sílvia. Em Lisboa ficamos em um apartamento no airbnb e depois pegamos o motorhome. Em cidades maiores optamos por não irmos de motorhome.