Foto: Cachoeira do Passo do S.
Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, tem paisagens encantadoras. É possível encontrar locais praticamente intocados, como a região do Passo do S, sobre o Rio Tainhas. A região recebe esse nome visto que ali é possível atravessar o Rio Tainhas em um percurso em formato de “S”. Como não há ponte, o único modo de atravessar o rio é colocando o carro na água (foto acima). Todos dizem que é tranquilo atravessar se o rio está em seu nível normal de água. Contudo, como nosso carro não é 4X4, resolvemos não arriscar. Vimos algumas caminhonetes atravessando. Todas seguiram os sinalizadores que demarcam a passagem e nos pareceu muito tranquilo.
Essa área do Passo do S faz parte do Parque Estadual do Tainhas, sendo então uma área de preservação. Por isso é proibido acampar no local. Todavia, dá para estacionar o carro, entrar no rio, molhar-se nas suas águas cristalinas (foto ao lado) e caminhar no entorno. Seguindo o curso do rio por uns 200 metros, chega-se a um dos locais mais lindos da região: a Cachoeira do Passo do S. O clima de tranquilidade e paz nos permite que você sente nos campos e fique admirando toda a beleza do local. A paisagem rende ótimas fotografias.
Para chegar até o local é preciso disposição, pois o acesso é feito por uma estrada de chão batido com muitas pedras e alguns buracos. Nada que atrapalhe o passeio. Basta ter paciência. O caminho recompensa, pois é repleto de araucárias centenárias e campos a perder de vista. Pela RS-453 (Rota do Sol) chega-se no entroncamento com a localidade de Várzea do Cedro, acessando a RS-110 por mais 16Km. À direita, entra-se na estrada de chão em direção ao Passo do “S” por mais 7Km. Estando na região dos Campos de Cima da Serra aproveite para desbravar essa região pouco conhecida do Rio Grande do Sul.
Quando estivemos na região nos hospedamos no Eco Lodge do Bosque, um ótimo hotel que já comentamos aqui no blog.
Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!