Foto: Final da tarde na Praça Jemaa El Fna.
A Praça Jemaa El Fna é o verdadeiro coração pulsante da Medina de Marrakech. Aqui tudo acontece; é um lugar encantador. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, a praça é cheia de vida, cores, aromas e sabores. Em um mesmo local, encontram-se encantadores de serpentes, adestradores de macacos, bancas de especiarias, barracas de suco de laranja (a cidade é repleta de laranjeiras), tendas com comidas típicas, vendedores para todos os lados, homens cantando em rodas, charretes, restaurantes e cafés com terraços que oferecem uma bela vista panorâmica da praça e da Mesquita Koutoubia.
Ao entardecer e durante a noite, o espetáculo fica ainda melhor. É impossível descrever o que acontece, mas a praça ganha ainda mais vida e energia. É tomada por marroquinos que se misturam com turistas em torno das rodas de músicas, contadores de histórias e tendas de alimentação.
Algumas pessoas costumam se assustar ao encarar a Praça pela primeira vez à noite. Contudo, o local é bastante seguro e não acontecem assaltos. Claro que é bom ficar atento e principalmente cuidar para não tirar fotos dos animais sem permissão. Combine sempre o preço antes para evitar confusão com os encantadores de serpentes.
O suco de laranja é delicioso e custa 4 dirhams (1 euro-= 11 dirham). As comidas típicas são o tajine e o cuscuz. Em uma janta gastamos 50 dirhams, comendo cuscuz com fritas e refrigerante. A venda de bebidas alcoólicas é proibida no interior da Medina, inclusive nos restaurantes.
Procure se hospedar em um Riad na Medina, para que você possa passear e se encantar com esta praça, principalmente à noite. Um Riad é uma casa ou palácio com um jardim ou pátio em seu interior. Hoje em dia, essas residências foram transformadas em hotéis e muitos ficam a menos de 5 minutos da Praça Jemaa El Fna.
Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!