Nesses últimos dias estamos escrevendo aqui no blog sobre as cidades que visitamos durante nossa última viagem de motorhome, em janeiro desse ano. Você pode ver nosso roteiro completo aqui. Já escrevemos sobre Toledo, Consuegra, Málaga e agora chegou a vez de contarmos nossa experiência sobre Granada.
Já na estrada rumo à Granada começamos a nos encantar com a paisagem que se mostrava a nossa frente. Tratava-se da Sierra Nevada que mantém seu cume nevado em qualquer época do ano. Tanto é que ali funciona uma estação de esqui, muito procurada pelos turistas que chegam na Espanha.
Chegamos já no final do dia em Granada e estacionamos nosso motorhome em um bairro bem residencial. Deixamos a Sofia brincar a vontade na praça em frente. Fomos no supermercado e nos recolhemos cedo, pois no dia seguinte nosso destino era certo: a Alhambra.
Foto: Alhambra.
Para vocês terem uma ideia da grandiosidade da Alhambra: trata-se da atração turística mais visitada da Espanha, recebendo mais de dois milhões de turistas ao ano. Isso porque na Alhambra está o expoente máximo da arte moura na Europa. Trata-se de um complexo de gigantescas construções que levaram mais de 600 anos para serem construídas. O início da construção foi no ano de 1237. Passeando pelo local você percebe perfeitamente os traços da ocupação árabe na região e posterior reconquista pelos reis cristãos. É impossível conhecer as maravilhas da Allhambra sem dedicar pelo menos meio dia para essa atração. Nós ficamos mais de quatro horas por lá e ainda faltou itens para conhecer. Por ter um limite de visitação ao dia, é recomendando comprar seus ingressos antes pela internet. Nós chegamos cedo e conseguimos ingressos para o mesmo dia. Existe uma hora exata para a visitação no ingresso devido a entrada no Palácio Nazáries e a tolerância de atraso é de 15 minutos. É obrigatória a apresentação do passaporte para a compra dos ingressos. A entrada nos custou 14 euros por pessoa. Dizem que na época de alta temporada as filas são imensas.
Iniciamos nosso passeio pelo Palácio Nazaríes, considerado a obra máxima da arquitetura islâmica na Europa. A riqueza de detalhes é impressionante. Até a Sofia ficou encantada visitando o local. São tantos detalhes que chega um ponto que a gente nem sabe mais para onde olhar. É lindo, impressionante e inesquecível.
Fotos: Palácio Nazaríes.
Visitamos também o Alcazaba, uma das áreas mais antigas da Alhambra que tinha função militar. Entre partes da muralha podemos ter vistas espetaculares de todo o conjunto arquitetônico e também da Sierra Nevada.
Outro lugar que adoramos visitar foram os jardins Generalife. Quando chegamos nessa área já estávamos um pouco cansados (Sofia estava a mil nesse dia) e por isso fizemos uma visita mais rápida. Mesmo assim, pudemos aproveitar a beleza natural dessa área da Alhambra.
Saindo da Alhambra pegamos um ônibus com destino ao Bairro de Albaicín que, assim como a Alhambra, é Patrimônio Mundial pela Unesco. O bairro que também data da época da ocupação moura tem ruas estreitas e de paralelepípedos, muitas ladeiras e casinhas brancas. Um charme só. Foi aqui que destruímos o carrinho de passeio da Sofia de tantos paralelepípedos que pegamos ao longo do passeio. Caminhamos até o Mirante San Nicolás que, sem dúvida alguma, nos ofereceu a melhor vista das construções da Alhambra.
Foto: Bairro de Albaicín.
Voltamos descendo pelo Bairro de Albaicín até chegarmos a Carrera del Darro, uma das ruas mais lindas dali. De um lado muitas lojinhas e restaurantes e de outro o estreito rio Darro e suas pontes. Muito romântico. Passeamos um pouquinho por ali antes de pegarmos um táxi de volta a Alhambra, onde havíamos deixado nosso motorhome estacionado.
Foto: Carrera del Darro.
Não tivemos a oportunidade de explorar melhor o Centro Histórico da cidade, mas saímos de Granada certos de que conhecemos uma das obras mais espetaculares já produzida na humanidade.
Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!
3 comentários em “Roteiro de 1 dia em Granada- Espanha.”
Ola adorei seu post!! Estou pensando em ir em dezembro para Granada, vamos pegar um motorhome, sabe se podemos subir de motorhome para estação de esqui de sierra nevada?
Att
Ola Estou pensando em ir em dezembro para Granada, vamos pegar um motorhome, sabe se podemos subir de motorhome para estação de esqui de sierra nevada?
Att
Oi Heleny. Obrigada pela mensagem. Não fomos até a estação de esqui, mas acreditamos que sim pois essas grandes atrações têm estacionamentos bem grandes. Nunca encontramos problemas em estacionar o motorhome. Estamos aqui para auxiliar no que for preciso. Um abraço, Equipe Memória Viajante