Considerada a cidade sagrada do hinduísmo, é aqui que se vê a Índia tal como imaginamos, ou melhor, muito acima da nossa imaginação. Se para irmos à Índia temos que estar preparados, para ir a Varanasi temos que estar MEGA preparados. Este lugar é fascinante, mas ao mesmo tempo muito forte para os nossos olhos ocidentais.
Aqui se encontram vacas, carneiros, macacos, ratos, leprosos, homens santos, peregrinos, idosos que vem para cá esperar a morte chegar, turistas, todos andando lado a lado nas gaths (escadarias) com seus respectivos templos as margens do Rio Ganges, ou Ganga, como o chamam os hindus.
É para o Ganges que todos vão, seja para ver seu ente querido morto ser cremado, tomar banho, escovar os dentes, lavar roupa, orar, ou simplesmente caminhar e observar isso tudo. Durantes os 7km de escadarias,que formam uma meia lua na frente do Ganges, passa-se por 84 gaths, e uma surpresa atrás da outra, cenas fortes e de muita reflexão. O lugar exala espiritualidade. O hinduísmo não é apenas uma religião proferida por 1 bilhão de pessoas, é também uma expressão cultural que faz parte do cotidiano do hindu. Ir a Varanasi é uma experiência inesquecível, mas ao mesmo tempo muito chocante.
Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!