Foto: “Romeu e Giulietta”.
O Vêneto, no nordeste italiano, reúne muitas maravilhas como Pádua, Veneza e Verona. Para conhecer um pouco mais dessa região, saímos da Toscana de trem e fomos direto para a bonita cidade de Verona.
Em Verona, há muitos vestígios romanos, como a Arena, na Piazza Brá. É o “Coliseu” local e a terceira maior arena da Itália. Era o local de combate entre os gladiadores. Hoje, abriga famosos Festivais de Ópera. Há também o Teatro Romano, quase de frente para a Ponte Pietra, um dos cartões postais de Verona.
Foto: Piazza Brà, uma das maiores de Verona.
Fotos: Parte externa e interna da Arena de Verona.
Foto: Final de tarde no Teatro Romano.
Foto: Ponte Pietra.
Não deixe de ir ao Castelvecchio, às margens do Rio Adige, que foi erguido entre 1355 e 1375 e hoje abriga um museu com pinturas e artefados de combate. Tanto o Teatro Romano quanto o Castelvecchio oferecem belas vistas da cidade.
Foto: Uma das lindas vistas do Castelvecchio.
Foto: Verona vista do alto da Torre del Gardello.
Contudo, a vista mais deslumbrante de Verona foi a do alto dos 84 metros da Torre del Gardello, localizada na Piazza dele Erbe. Lá de cima se enxerga toda a cidade, bem como os picos nevados dos Alpes Italianos. Nessa praça há um mercado onde se vende souvenires e produtos variados. Ao lado da Piazza dele Erbe está a Piazza dei Signori, com muitos prédios históricos, como o Palazzo del Capitano.
Mas não adianta. Em Verona todos os caminhos levam a Casa de Giulietta, no número 27 da Via Capello. Embora a história de Shakespeare seja ficcional, é impossível não se deixar levar por esses espaços criados para dar um ar de realidade à tragédia. Foi aqui que foram gravadas cenas dos filmes “Romeu e Julieta” e “Cartas para Julieta”. Reza a lenda que, para ter sorte no amor, deve-se tocar o seio direito da estátua de bronze de Julieta, que fica na frente da casa. É muito legal ver nas paredes da casa aquelas milhares de cartas e bilhetes escritos em papeizinhos com pedidos e juras de amor.
Foto: Na famosa sacada de Julieta.
Foto: Milhares de pedidos e declarações de amor estão espalhadas pelos muros da Casa de Giulietta.
Uma boa dica para quem pretende visitar Verona é o VeronaCard. Você pode optar pelo cartão de 24 ou 72 horas. Compramos o cartão de 24 horas por 15 euros. Ele dá direito às entradas de quase todas as atrações da cidade e também ao uso do transporte público. Vale muito a pena, uma vez que teríamos gasto quase o dobro disso sem ele.
Foto: Para ter sorte no amor, deve-se tocar o seio direito da estátua de bronze de Julieta.
Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!