Foto: Arquitetura medieval de Volterra, na Toscana.
Volterra é uma daquelas cidades que parece ter parado no tempo. E que tempo! Com mais de 3000 anos de história, essa cidade toscana remonta aos tempos do domínio etrusco. Eles construíam suas cidades nos altos das montanhas a fim de ter uma boa visão dos inimigos, caso esses se aproximassem. Volterra é assim: no alto, imponente, oferecendo belas vistas da Toscana.
Se a cidade não fosse tão charmosa e linda, o caminho até lá já valeria a pena. Distante cerca de 56 km de Siena e 30 km de San Gimignano,a estrada é muito bonita. Até lá, fizemos muitas paradas para fotografar os vales que se perdiam em nossos olhares.
Foto: Paisagens encantadoras na estrada que leva à Volterra.
Após o domínio dos etruscos, foi a vez dos romanos conquistarem essa região. Com a queda do Império Romano, a cidade foi dominada, na Idade Média, pela Igreja e até hoje, pouca coisa mudou em sua arquitetura. Por isso, caminhar pelas suas estreitas vielas remete a uma atmosfera muito medieval. Os muros contornam toda a parte histórica da cidade que se revela através de seus grandes portões. Os carros devem estacionar do lado de fora, em estacionamentos públicos ou privados. Lá dentro, tranquilidade total para curtir cada detalhe em cada nova rua.
Foto: As tranquilas ruas de Volterra.
Como fomos no inverno, a maioria das atrações estavam fechadas, bem como o comércio. Em muitas portas encontramos cartazes como esse aí do lado. Todavia, isso não tirou o charme dessa cidadezinha, pois caminhar por ali imaginando o tanto de história que ela tem é incrível.
Um dos locais que mais gostamos foi a Piazza dei Priori que abriga o Palazzo dei Priori, hoje prefeitura da cidade. Nessa praça está a Torre de Porcellina, muito preservada (foto abaixo).
Como todas as cidades toscanas, Volterra é um convite a contemplação e ao encantamento.
Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!