Foto: Casa Strapazzon.
Sempre que podemos damos uma esticadinha até a Serra Gaúcha. Somos apaixonados por essa região do Rio Grande do Sul. Um dos locais que mais gostamos é o Caminho de Pedras. Com um charme próprio, é um roteiro ideal para ser feito de carro. Com 7 km de extensão, o caminho preserva belas construções arquitetônicas construídas em pedra e madeira, remetendo a chegada dos colonizadores italianos a região.
Ao longo do passeio você poderá conhecer um pouco mais da história, cultura e gastronomia da região, tendo um contato direto com alguns produtores. O destaque vai para as pequenas vinícolas, como a Fontanari, Salvati e a Strapazzon.
Atualmente o caminho conta com mais de 50 pontos de visitação. Não conhecemos todos, mas contamos aqui aqueles que mais nos chamaram a atenção.
A Casa da Ovelha é parada obrigatória para quem está com crianças. Ali é possível conhecer toda a produção, bem como acompanhar o pastoreio dos animais e ter um contato bem próximo com as ovelhas. Detalhe para o iogurte produzido ali que é simplesmente delicioso.
Foto: Casa da Ovelha.
Na Casa do Tomate é possível encontrar inúmeros derivados do tomate, como molhos, biscoitos e até produtos de beleza. Além disso, eles vendem uma gasosa natural de laranja ou limão que é muito saborosa.
Um dos pontos mais interessantes é a Casa Strapazzon, cenário do famoso filme brasileiro, O Quatrilho. Ali é possível percorrer os parreirais e conhecer um pouco do famoso vinho da região. No roteiro guiado é possível conhecer toda a história da família desde sua chegada na região, bem como degustar os vinhos e sucos, além de queijo, copa e salames.
Foto: Os parreirais da Casa Strapazzon.
Na Casa da Erva Mate entendemos um pouco mais da forte ligação do gaúcho com o chimarrão. Pagando a taxa de visitação você conhece todo o processo de produção de erva-mate com técnicas totalmente artesanais.
Foto: Casa da Tecelagem.
Na última vez que fomos à região, optamos por nos hospedarmos ali mesmo e não poderíamos ter escolhido melhor. A Pousada Cantelli, localizada em um casarão de pedra, tem ótimo atendimento conforme contamos aqui. Ela está ao lado de uma das melhores vinícolas da região, a Fontanari, da qual falamos nesse post.
Foto: Pousada Cantelli.
É possível percorrer as principais atrações em meio turno, mas vale a pena ponderar a possibilidade de almoçar pela região. Detalhe para o galeto divino do Restaurante Nona Ludia.
Foto: Os encantos da Serra Gaúcha.
Fique atento aos horários de visitação, tudo costuma fechar cedo, próximo das 17h30min.
Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!
1 comentário em “DICAS DO CAMINHOS DE PEDRA- BENTO GONÇALVES / RS”
Ola pessoal! Eu e o Vini demos uma olhadinha nas dicas de vocês sobre Bento e adoramos o nosso passeio! Em especial, assim como é muito legal ir em vinicolas grandes, a historia ouvida por pessoas da quarta geracao de familias é sensacional, que foi o caso da casa Strapazzon! Visitacao muito bonita e agradavel, obrigada pelas dicas! Beijao!