Foto: A cidade de Florença vista da Piazza Michelangelo.
Em Florença, capital da Toscana, tudo é grandioso e hipnotizante. Aqui, você “respira” as obras dos grandes nomes da arte como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatelo e Rafael. Isso porque no Renascimento, Florença foi “inundada” de dinheiro e de artistas, que lhe legaram um riquíssimo patrimônio artístico e arquitetônico. Principalmente no século XV, onde a família Médici (que governava a região) patrocinou muitos desses artistas que entraram para a história.
Foto: Duomo de Florença. Um das grandes obras do período renascentista.
Talvez o maior exemplo disso seja a incrível Duomo (Catedral) di Santa Maria del Fiore. A fachada em mármore rosado, branco e verde tem uma beleza incomparável. Sua cúpula é gigante e conta com pinturas de Brunelleschi.
Foto: A fachada principal da Duomo.
Foto: Entrada do Palazzo Vecchio. Uma das réplicas de Davi, de Michelangelo.
Na Piazza dela Signoria você se depara com réplicas de esculturas feitas por Michelangelo e Donatelo. Ali, ao ar livre, a cidade se transforma em um museu a céu aberto. É nessa praça que está o Palazzo Vecchio, sede do governo. Poucos metros dali está a Galeria Uffizi, que conta com o maior acervo de arte italiana no mundo. Desde 1581, o prédio abriga a enorme coleção de artes da família Médici.
Foto: Palazzo Vecchio.
Foto: Interior da Galeria Uffizi. Famosa obra de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus”.
Foto: Ponte Vecchio vista da Piazza Michelangelo.
Outra obra grandiosa é a Ponte Vecchio, sobre o Rio Arno, que atualmente serve para travessia de pedestres e abriga algumas lojas de joias, mas já foi um local onde se comercializavam carnes na região.
Foto: Caminhando na Ponte Vecchio.
Foto: Ponte Vecchio.
Também vale a pena conferir o Palácio Pitti, antiga residência da família Médici, que abriga o lindo Jardim Boboli e uma porção de museus.
Foto: Palazzo Pitti.
O Mercato Centrale é um lugar para ser explorado e vivenciado em todos os sentidos já que é possível encontrar todos os produtos típicos da Toscana, como azeites, vinhos, queijos e outras delícias.
Foto: Interior do Mercato Centrale.
O importante em Florença é estar disposto a caminhar, pois cada caminhada rende novas surpresas com belos prédios, esculturas e paisagens deslumbrantes. A cidade tem muitos outros pontos interessantes que podem ser descobertos e explorados pelos viajantes.
Para fechar com chave de ouro sua estada em Florença, não deixe de subir na Piazza Michelangelo, no alto da cidade. A praça proporciona uma belíssima vista panorâmica, que lhe renderá fotos magníficas e momentos inesquecíveis.
Foto: Mais um réplica de Davi, Piazza Michelangelo.
Foto: Vista da cidade na Piazza Michelangelo.
Foto: Rio Arno e ao fundo torre da Basílica di Santa Croce.
Foto: Ao fundo, a gigante cúpula da Duomo (Catedral).
Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!
2 comentários em “CIDADES DA TOSCANA- FLORENÇA- ITÁLIA”
Gostaria de receber ofertas de passeio como este, e outros, com aquele desconto especial.Vivemos em milao.
Olá!
Quanto tempo você esteve em Florença para visitar tudo isso?
Estou um pouco na dúvida de quanto tempo me hospedar lá, porque não quero ir em todos os museus e tal… quero algo mais prático e rapidinho mesmo!