Roteiro de motorhome- França, Alemanha e Luxemburgo.

            Para quem está chegando agora aqui no Memória Viajante, saiba de uma coisa: a gente ama viajar. Sempre que temos possibilidade, colocamos os nossos pés na estrada. Em nossas últimas idas para a Europa, viajamos de motorhome. Conhecemos lugares incríveis e já escrevemos sobre os nossos roteiros por Portugal e pela Espanha em outros posts. Como contamos na última postagem, passamos dez dias das nossas férias de julho viajando de motorhome pela França, Alemanha e Luxemburgo. Nesse post aqui contaremos em detalhes o nosso roteiro, bem como os locais onde pernoitamos (e o quanto pagamos por eles).

ROTEIRO GERAL

            O mapa abaixo mostra de maneira sucinta quais regiões visitamos nessa nossa viagem. Ao todo, foram 2018 km rodas entre os três países durante 10 dias. Todos os trechos foram percorridos pelas estradas secundárias. Vale lembrar que alugamos nosso motorhome ainda aqui no Brasil com o Francisco da Motorhome Trips. Com atendimento diferenciado e ajuda em todos os momentos, indicamos o serviço do Francisco. Além de ótimas dicas, é a garantia de veículos em ótimo estado de conservação e atendimento que vise atender tuas necessidades.

             Vamos ao roteiro!

DIA 1: Paris- Provins

            Saímos do nosso hotel em Paris por volta das 11h da manhã. Usamos o  aplicativo Kapten (tipo Uber) e fomos até a McRent que fica bem distante (uns 40 km). A McRent Paris fica pelos lados da Disney Paris. Para chegar de transporte público é complicado, pois ela fica na autoestrada. A locadora libera o carro a partir das 14h. Como haviam duas liberações na nossa frente, saímos de lá por volta das 16h. Detalhe: o senhor que explica o funcionamento do carro só falava francês (o manual está em inglês e também há um vídeo em inglês a disposição). Como sempre escrevemos, não planeje muita coisa para o primeiro dia de motorhome. Você perde um tempo na locadora, depois tem que fazer mercado e ainda conhecer o modelo que escolheu. Por isso, optamos em passar a primeira noite em Provins, pertinho dali. Fizemos nosso primeiro rancho básico no Intermarché Provins. É um supermercado grande, com boa variedade de opções (a comida na França é mais cara do que na Alemanha, então compramos somente os itens necessários aos primeiros dias). Dormimos em um estacionamento público bem próximo do escritório de turismo da cidade. O  estacionamento é amplo, próximo do Centro Histórico e com uma vista bem bonita do pôr do sol. Não pagamos nada. Nos informaram que a polícia costuma passar por volta das 9h fazendo a cobrança da permanência do dia (8 euros a diária). A noite é gratuito.

Distância percorrida Paris- Provins: 58 km.

Foto: Nosso pernoite gratuito em Provins.

DIA 2: Provins- Colmar

            Fomos de motorhome até outro estacionamento público bem perto das atrações de Provins. Gratuito também. Passamos a manhã passeando pela cidade (foto ao lado) e seguimos em direção a Colmar, na região da Alsácia. As estradas secundárias passam por cidades bem pequenas e muita natureza. Chegamos em Colmar já no final do dia e não encontramos camping disponível para pernoitar. Fomos em dois e já estavam fechados (um deles lotado!). Estacionamos em uma rua bem próxima do Centro Histórico em uma área destinada exclusivamente para motorhomes. A noite, esse estacionamento é gratuito. Achamos a rua barulhenta, mas como não tínhamos opção, acabamos ficando por ali mesmo.

Distância percorrida Provins- Colmar: 380 km.

Foto: Nosso pernoite gratuito em Colmar.

DIA 3- Colmar- Freiburg

Foto: Colmar.

          Deixamos o motorhome no local onde pernoitamos. Das 9 às 12h, o estacionamento custou 4 euros. Passeamos pelas principais atrações da linda Colmar. Nossa próxima parada foi a cidade de Eguishein, outra cidade turística da Alsácia . Eguishein está distante apenas 10 km de Colmar. Caminhamos pelo Centro Histórico e também admiramos os vinhedos (aqui está a Rota dos Vinhos da Alsácia). Já no meio da tarde seguimos para Freiburg, nossa primeira parada na Alemanha. A ideia era encontrar um local no centro para pernoitar. Contudo, achamos um camping maravilhoso um pouco antes de chegar na cidade e não tivemos dúvida em parar por ali. Estava muito quente e o local tinha um lago enorme para banho. A diária no Camping Tunisee para o motorhome, dois adultos e uso de energia custou 27 euros. A estrutura do lugar compensa muito. Além da área de banho, o local tem parquinhos, mercado, restaurante e muita área verde. O entardecer ali foi muito bonito.

Distância percorrida Colmar- Camping Tunisee: 60 km.

Foto: Onde paramos para conhecer o centro histórico de Eguishein.

Foto: Eguishein.

Foto: Nosso pernoite no Camping em Freiburg.

Foto: Um pouco do Camping.

 

DIA 4: Freiburg- Füssen

            Acordamos, tomamos nosso café (com o pão que o Chris encomendou no mercado do camping) e organizamos o motorhome para seguir viagem. Abastecemos com água e retiramos as águas residuais, bem como limpamos a casseta do banheiro. Estacionamos o carro em uma rua próxima do Centro Histórico de Freiburg (uns 15 minutos caminhando) e fomos conhecer essa agradável cidade (e comer a típica torta Floresta Negra!). Ficamos cerca de três horas por ali. O estacionamento nessa rua custou 3 euros. Nosso próximo destino era a Floresta Negra. Dirigimos sem pressa por ali e paramos em alguns lugares para descansar e curtir a paisagem. Chegamos já anoitecendo em Füssen, nossa primeira cidade na Rota Romântica. Conseguimos uma última vaga no Camping Sushi & Nem que com todos os serviços inclusos (água, eletricidade e wifi) custou 15 euros. A estrutura era bem simples, mas para dormir está de bom tamanho. Tudo já estava fechado no entorno do camping (tudo fecha por volta das 20h).

Distância percorrida Freiburg- Füssen: 280 km.

Foto: Onde estacionamos para conhecer o centro histórico de Freiburg.

Fotos: Passeando pela Floresta Negra.

Foto: Nosso pernoite na área para motorhomes em Füssen.

DIA 5: Füssen

            Deixamos o motorhome estacionado no camping e seguimos caminhando em direção ao centrinho histórico de Füssen que, por sinal, é uma graça só. Do motorhome até o centro foram uns 25 minutos de caminhada. Vale a pena passar pelo Escritório de Turismo da cidade, pois eles oferecem muitos materiais sobre a Rota Romântica. Depois de conhecermos o centro, seguimos em direção ao Castelo de Neuschwanstein, atração mais visitada da Alemanha. Estacionamos no Parking 2 da atração e pagamos 9,50 euros para um período de permanência de até 6 horas. Dali pegamos um ônibus até o Castelo. Depois de muitas fotos (sim, você vai bater uma foto mais linda que outra), voltamos para o motorhome. Já era fim de tarde e resolvemos ficar em Füssen mais uma noite. Procuramos por outro camping mais legal e acabamos encontrando uma área livre para pernoitar com vista para o Castelo. Uma zona mais rural de Füssen. Um free camping daqueles perfeitos. Que vista!

Foto: Nosso pernoite gratuito em Füssen.

Fotos: Um pouco da bela Füssen.

DIA 6: Füssen- Landsberg am Lech- Dinkelsbühl

            Seguimos pelas estradas da Rota Romântica, uma das mais charmosas atrações da Alemanha. Só as estradinhas já valeriam o passeio. Configuramos o Google Maps para ir fazendo paradas nas cidades da Rota, mas visitamos apenas algumas. Assim a gente ia percorrendo os vilarejos de carro e parando naqueles que a gente mais gostava. O tempo não estava ajudando muito. Pegamos muita chuva nesse dia e isso atrapalhou um pouco os nossos planos. Paramos em Landsberg am Lech. Tentamos estacionar bem perto do Rio Lech, mas estava tudo cheio. Era domingo e estava acontecendo uma feira bem tradicional por ali (toda a cidade parecia estar por ali). Rodamos mais um pouco e encontramos um outro local para estacionar (gratuito). Caminhamos uns 20 minutos até a Feira, passeamos e comemos curtindo uma banda típica tocar. Fomos conhecer o Centro Histórico da cidade. Já de tarde seguimos pela Rota e decidimos pernoitar em Dinkelsbühl. Bem próximo da parte histórica tem um estacionamento exclusivo para motorhomes com todos os serviços. A diária, serviços e a energia custaram 11 euros.

Distância percorrida Füssen- Landsberg am Lech- Dinkelsbühl: 200 km.

Foto: Landsberg.

Foto: Nosso pernoite em Dinkelsbühl.

DIA 7: Dinkelsbühl Rothenburg o. d. T- Würzburg

            Acordamos e logo fomos passear pelo interior das muralhas de Dinkelsbühl. Que cidade linda! Mais linda que ela só Rothenburg, nossa próxima parada. Em Rothenburg estacionamos bem próximo do Centro Histórico em um estacionamento exclusivo para motorhomes. Ficamos meio turno por ali e pagamos 5,5 euros. Seguimos em direção a Würzburg, última cidade da Rota (ou primeira, depende de onde se começa). Encontramos um grande estacionamento nas margens do Rio Main. A diária custou 12 euros. Estacionamos e fomos passear pela cidade.

Distância percorrida Dinkelsbühl- Rothenburg- Würzburg: 120km.

Foto: Dinkelsbühl.

Foto: Onde estacionamos para conhecer Rothenburg.

Foto: Rothenburg.

Foto: Nosso pernoite em Wurzburg.

DIA 8: Würzburg- Luxemburgo

            Gostamos tanto de Würzburg que resolvemos ficar mais um pouco por ali.  Primeiro, estendemos a canga e tomamos nossa café da manhã com vista para o Rio Main. Depois caminhamos bastante pela cidade. Seguimos em direção a Luxemburgo onde escolhemos pernoitar em um camping, o Camping Kockelscheuer. A diária com serviços e eletricidade custou 19,50 euros (6 euros o motorhome, 5 euros por pessoa e 3,5 a eletricidade). O camping era muito organizado, limpo e com uma ótima estrutura.  Nos banheiros, limpíssimos por sinal, tinha calefação e até banheira para os bebês. O parquinho era enorme. Na recepção encomendamos o pão para o café da manhã seguinte.

Distância percorrida Würzburg- Luxemburgo: 340 km.

Foto: Wurzburg.

Foto: Nosso pernoite no Camping em Luxemburgo.

DIA 9: Luxemburgo- Metz

            Saímos do camping e fomos para o centro de Luxemburgo. Que caos. Rodamos mais de uma hora procurando uma vaga para o motorhome e não encontramos. A solução foi ir para um estacionamento mais distante e ir de ônibus para o centro. O estacionamento era gratuito. Passeamos pela parte histórica de Luxemburgo e seguimos para Metz, já na França. Pernoitamos às margens do rio, em um estacionamento público (gratuito).

Distância percorrida Luxemburgo-Metz: 70 km.

Foto: Luxemburgo.

Foto: Nosso pernoite gratuito em Metz.

Foto: Catedral de Metz.

DIA 10: Metz- Reims

            Deixamos o motorhome no estacionamento que era bem próximo do Centro Histórico. De dia o estacionamento é pago. Das 9h às 12h custou de 2,50 euros. Fizemos um passeio de trem pelas principais atrações da cidade e seguimos para a região da Champagne. Passeamos pelas estradas secundárias, vimos muitos vinhedos e ficamos com muita vontade de conhecer mais a região (alguém tem dúvida de que vamos voltar?). Chegamos no final do dia em Reims e tivemos dificuldades de encontrar onde pernoitar (ou estava cheio ou lotado). Encontramos um estacionamento próximo ao Estádio de futebol do Reims, vimos que haviam vários motorhomes e decidimos ficar por ali mesmo. Caminhamos uns 30 minutos até o Centro Histórico, passeamos, jantamos e voltamos para nossa casinha.

Distância percorrida Metz- Rota da Champagne- Reims: 200 km.

Fotos: Pela Rota do Champagne.

Foto: Nosso pernoite gratuito em Reims.

Foto: Catedral de Reims.

DIA 11: Reims- Paris

            Acordamos cedo, organizamos nossa bagagem, limpamos o motorhome e seguimos pela autoestrada em direção a McRent Paris. Foi o único momento da viagem que pegamos autoestrada e pagamos pedágio. Gastamos 16,80 em dois pedágios. Chegamos 11:30 na locadora, devolvemos o carro e fomos de Uber até o aeroporto. Gastamos 48 euros de Uber da locadora até o Aeroporto Charles de Gaulle.

Distância percorrida Reims- McRent Paris: 125 km.

            Logo, logo, estaremos escrevendo todas as dicas sobre cada cidade que visitamos nessa viagem incrível. Fica de olho nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para não perder nenhuma dica. No nosso canal do YouTube temos alguns vídeos sobre nossa experiência com motorhomes.

                 Ficou com vontade de encarar essa aventura? Saiba que temos uma parceria com a Motorhome Trips, uma agência de viagens de brasileiros especializada em aluguel de motorhomes no exterior. Entre em contato com eles via WhattsApp (41- 96835723), dê o cupom MEMORIAVIAJANTE e ganhe 3% de desconto em todas as suas diárias. Quer saber mais sobre essa parceria? Clique aqui.

                      E não se esqueça do chip com internet para percorrer todo o roteiro sem nenhuma surpresa. Como já contamos nos outros posts, somos parceiros da EasySim4U, que te dá a possibilidade de usar internet ilimitada em mais de 210 países. Clique aqui e descubra os benefícios. E não esquece de reservar através desse link, pois você paga a mesmo coisa e ainda nos ajuda com uma pequena comissão para manter nossas atividades.

            Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 2.121 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Threads

Confira mais conteúdos como esse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Oi, posso te ajudar?
Oi viajante! Que bom ter você aqui! Inicie a conversa para podermos te auxiliar melhor. Nosso atendimento é exclusivo e personalizado.