Quem acompanha nossas viagens, sabe que nos últimos anos adquirimos um novo “vício”: viajar de motorhome. Desde a nossa primeira experiência, nos apaixonamos e sempre que temos condições, embarcamos em uma viagem a bordo de uma casa sobre quatro rodas.
Agora em julho partimos para nossa terceira experiência de motorhome. A primeira foi por Portugal, a segunda Portugal e Espanha e nessa vez nosso destino foi França, Alemanha e Luxemburgo. Nossa primeira experiência de motorhome no verão europeu e também em locais onde não dominamos tão bem a língua. Deu tudo certo. A viagem foi maravilhosa. Nesse post vamos contar um pouco da nossa experiência e em seguida, faremos um post com o roteiro completo pelos lugares que visitamos e onde pernoitamos.
Já escrevemos aqui no blog alguns posts bem completos sobre dicas gerais de motorhome. Falamos sobre nossa experiência em Portugal, depois contamos sobre nossa viagem ao sul da Espanha e Algarve e também fizemos um vídeo que está no nosso canal do YouTube sobre nossas experiências. Nesse post aqui vamos relatar um pouquinho das dicas e curiosidades que surgiram ao longo dessa viagem no verão, alta temporada na Europa.
Em resumo: foram 10 dias passando por três países (França, Alemanha e Luxemburgo). No total, 2018 km rodados. Incontáveis aventuras. Infinitas histórias para contar.
Foto: Nosso roteiro reduzido.
Dica 1: Alugue o motorhome com bastante antecedência.
Pode parecer exagero, mas não é. Na Europa é muito comum viajar de motorhome e costuma ser difícil encontrar disponibilidade de carros em algumas cidades. Para quem não sabe, desde 2022 estamos trabalhando com assessoria de viagens. Nossa especialidade é produzir roteiros para iniciantes em motorhome. Damos todo o suporte antes, durante e após a viagem. Fazemos o intermédio da locação com a Motorhome Trips e conseguimos um desconto de 3% para nossos clientes em todas as diárias. Entre em contato conosco (51) 999131110 e teremos o maior prazer em ajudá-los. Auxiliamos na escolha do modelo ideal, sugerimos rotas e locais para pernoite.
A Motorhome Trips, uma empresa de Curitiba que presta serviços alugando veículos em várias partes do mundo. Indicamos o serviço da empresa de olhos fechados. O Francisco, quem cuida dessa parte, é um cara extremamente preocupado e super responsável. Fornece suporte para qualquer situação de emergência. Tivemos um problema na viagem na hora de trocar o gás do carro. Não estávamos acostumados com o modelo. Fizemos uma chamada de vídeo no whatsapp e ele prestou todo o apoio. Durante toda a viagem ele se preocupou em saber se estava tudo ok.
Dica 2: Pernoites- onde ficar
Diferentemente do inverno que é baixa estação, pode ser difícil encontrar um bom lugar para pernoitar na alta temporada. Encontramos muitos campings e estacionamentos públicos lotados pelo caminho. Usamos o aplicativo Park4Night para procurar os melhores lugares. No verão a dica é: tenha sempre umas três opções de locais para pernoitar. Não deixe para procurar ao chegar na cidade, pois a chance de perder um tempão procurando um local para dormir é grande. Outra coisa: atente aos horários de funcionamento dos campings. Como escurece tarde, temos uma tendência natural de aproveitarmos mais o dia. Todavia, os campings fecham cedo (por volta das 20h) e pode acontecer de você chegar e dar de cara apenas com a cancela fechada (como aconteceu em alguns locais com a gente).
Fotos: Alguns dos locais onde paramos para passear ou pernoitar.
Dica 3: Temperaturas no verão
Nas nossas duas viagens no inverno não tivemos problema algum com a temperatura. O sistema de aquecimento a gás do motorhome funcionou muito bem e mesmo que estivesse frio na rua, podíamos ficar com roupas leves dentro do veículo. Sabíamos que o motorhome só tem o ar do próprio carro e que só funciona com o veículo ligado. Por isso, pesquisamos por locais onde a temperatura fosse agradável no verão. Não contávamos com a forte onda de calor que se espalhou pela Europa e fez as temperaturas registrarem recordes durante nossa viagem. Isso significa que a gente pegou muito calor. Sem ar condicionado. Muitas vezes sem vento. Esse foi um dos motivos pelos quais optamos por dormir em camping e não apenas fazer free camping (dormir em estacionamentos públicos e gratuitos). A grande maioria dos campings oferece lugares sombreados e opções de lazer (como piscina e lagos). No inverno é tranquilo, pois escurece cedo e você logo se recolhe. Não precisa ter muita opção do que fazer. Todavia no verão você quer aproveitar mais o dia e ter opções de lazer faz toda a diferença. Especialmente quando se viaja com uma criança cheia de energia como a Sofia.
Foto: Camping com estrutura em Freiburg.
Dica 4: Estradas e Pedágios
Nas duas outras viagens usamos muito o Waze. Dessa vez usamos apenas o aplicativo Google Maps, sempre com as opções de “evitar estradas” e “evitar pedágios” assinaladas. Sério: isso fez com que nossa viagem fosse ainda mais perfeita. Em termos de beleza natural, foi uma viagem sensacional. Andamos por estradas secundárias que passavam por vilarejos minúsculos e por cada lugar de tirar o fôlego. Evitar as autoestradas leva mais tempo, mas compensa demais. Você realmente conhece o lugar por onde está passeando. Uma boa dica é ir colocando o caminho aos poucos. Aí ele vai por estradas ainda menores. Por exemplo, se em um dia você vai rodar 100 km entre os dois destinos, procure pelo nome de cidades no meio dessa rota e vá adicionando paradas. Vai valer a pena. Só pegamos a autoestrada no dia que tínhamos que devolver o motorhome pois estávamos com pressa. E foi o único lugar onde pagamos pedágio.
Fotos: Um pouco das estradas secundárias por onde passamos.
Dica 5: Internet
Ter um chip habilitado faz toda a diferença para planejar sua viagem e buscar alternativas.
Dica 6: Fronteiras entre países
Essa é uma daquelas partes boas de viagem pela União Europeia. Você atravessa de um país para outro sem burocracia alguma. Às vezes você só percebe que atravessou uma fronteira porque uma placa te indica. É muito tranquilo e bastante seguro (ao menos nas fronteiras que já atravessamos até aqui).
Dica 7: Sobre o modelo do motorhome
A escolha do modelo do motorhome depende muito das suas necessidades e do quanto pode investir. Nós sempre optamos pelo modelo mais em conta no ato da reserva. Dessa vez, o modelo era o. Compact Luxury Globebus I 7. Esse modelo acomoda 4 pessoas em duas camas de casal. Tem 6,95 metros de comprimento, 2,19 metros de largura e 2,81 metros de altura. Muito bom e funcional, recomendamos ele para quem viaja com família. É espaçoso e a divisão interna adequada. Os vidros são amplos e se tem uma vista incrível. Única coisa que sentimos falta foi da porta ao lado do carona. Mas tudo é uma questão de costume. Nem fez tanta falta assim.
Foto: O modelo dessa viagem.
Dica 8: Combustível- Diesel
Dos três países que visitamos, o litro do Diesel mais barato foi em Luxemburgo (1,11 euros por litro). Na França pagamos em média 1,40 euros o litro e na Alemanha 1,24 euros por litro. Vale a pena pesquisar antes e deixar para colocar as maiores quantidades nos países com menor valor (se possível, é claro).
Dica 9: Gastos totais
Viajar na alta temporada é sempre mais caro. De motorhome não é diferente. A diária aumenta muito devido a alta procura. Aqui listamos os nossos gastos gerais nessa viagem.
Diárias do motorhome: 1.600 euros (160 euros a diária sem os extras)
Diesel: 258 euros
50 euros – 35,66 litros (1,40) França
70 euros – 56,50 litros (1,24) Alemanha
94 euros – 76,49 litros (1,23) Alemanha
44 euros – 39,63 (1,11) Luxemburgo
Pedágio: 16,80 euros
Supermercado: em torno de 160 euros
Campings, Estacionamentos e serviços (água e eletricidade): 115 euros
Total de gastos: 2.150 euros
Você pode acompanhar as novidades das nossas viagens de motorhome em nossas redes sociais: Facebook e Instagram
O nosso roteiro completo dessa viagem e os locais onde pernoitamos estão nesse post aqui.
Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!
4 comentários em “DICAS PARA VIAJAR DE MOTORHOME NO VERÃO EUROPEU- FRANÇA, ALEMANHA E LUXEMBURGO”
Gostamos. É um sonho nosso.
Olá, muito bom o seu relato. Em Setembro/Outubro 2018 fizemos uma viagem de 60 dias pelo sul europeu num MH alugado em Bergamo/IT e rodamos 9.978 Km por estradas vicinais, pedágio zero.
Será que vale a pena alugar em Curitiba ? Pagamos, depois de negociar, Euro 80/dia por um modelo Sun-Living ( ADRIA ) com todos os itens para cozinha/cama/banho. Pretendemos fazer outra ano que vem, de pelo menos 2 meses novamente logo após as férias europeias de agosto (muito cheio).
Oi Pedro.
Nós alugamos com o Motorhome Trips e não nos arrependemos pelo apoio que ele nos deu. Mas se você tem bastante experiência, pode alugar diretamente sim. De repente, faz um orçamento para ver como fica o valor. Um abraço, Equipe Memória Viajante.
Ótimas dicas, obrigado! Vcs tiveram algum problema em entrar com o motorhome nas cidades maiores?